Carregando, aguarde...
Eurico de Lima Figueiredo
Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em ciência política pelo IUPERJ e doutor, na mesma área, pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha. Possui o título de doutor por notório saber em ciência política pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

É professor titular de Relações Internacionais e Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (mestrado e doutorado) e do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST). Seus estudos e pesquisas têm se concentrado no campo das relações entre Forças Armadas e Sociedade e dos Estudos Estratégicos. É coordenador-geral do Projeto Rede Brasil de Defesa, apoiado pela CAPES e pelo Ministério da Defesa. Foi o primeiro coordenador do Programa de Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) da UFF.

Recebeu o título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro; a Medalha do Mérito Aeronáutico; a Medalha Almirante Tamandaré; as Medalhas da Vitória e Marechal Cordeiro de Farias, entre outras distinções e prêmios.

É colaborador permanente do Centro de Estudos Políticos e Estratégicos da Escola de Guerra Naval (CEPE/EGN); professor credenciado na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e sócio titular do Instituto Geográfico e Histórico Militar (IGHMB). Eleito em julho de 2008 para mandato de dois anos, ocupa no momento a posição de Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa (ABED).