Carregando, aguarde...
Carlos Francisco Theodoro Machado Ribeiro de Lessa
Formou-se em Economia pela Universidade do Brasil, possui Mestrado em Análise Econômica, pelo Conselho Nacional de Economia e Doutorado pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP.

Lecionou no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores; nos cursos intensivos da CEPAL/ONU; na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE; no ILPES/ONU (Chile, Nicarágua e El Salvador); no Instituto para Integração da América Latina -INTAL/BID – (Buenos Aires); no Curso de Pós-Graduados da Escola Latino-Americana do Instituto de Economia da Universidade do Chile (Santiago do Chile); no Centro Interamericano de Capacitação em Administração Pública (Buenos Aires e Caracas); na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Foi Professor Titular de Política Econômica da UNICAMP, diretor do Instituto e Professor Titular de Economia Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ, Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Foi Decano do Instituto de Economia e Administração e Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde já tinha ocupado o cargo de Diretor da área de Financiamento Social.

É Professor Emérito da UFRJ nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Engenharia de Produção, na Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia – COPPE/UFRJ. Conselheiro do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA -, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ- e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

É colunista dos jornais Valor Econômico, O Dia, Correio Braziliense e Jornal do Brasil e participa do programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes - Rio.

Dentre diversas condecorações destaca-se a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Autor de livros e inúmeros artigos em publicações sobre economia e sobre Brasil.