Carregando, aguarde...
Antonio Carlos Lessa
Antônio Carlos Lessa é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores). Possui graduação em Relações Internacionais (1991), mestrado (1994), doutorado (2000) em História (área de concentração de História das Relações Internacionais) pela Universidade de Brasília e estudos pós-doutorais pela Université de Strasbourg, França (2008-2009).

É Editor da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI) e de Meridiano 47 - Boletim de Análise de Conjuntura em Relações Internacionais, publicados pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI).

É consultor do Ministério das Relações Exteriores, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi Professor Visitante na Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e colaborou com diferentes programas de pós-graduação em Relações Internacionais no Brasil.

Colabora ativamente com diversas iniciativas relacionadas com divulgação científica e com a organização do ensino e da pesquisa na área de Relações Internacionais no Brasil. Coordena na Universidade de Brasília o projeto Mundorama - Iniciativa de Divulgação Científica em Relações Internacionais. É associado da Commission of History of International Relations - CHIR, da Latin American Studies Association - LASA, da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI, da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC e da Brazilian Studies Association - BRASA.

Os seus interesses de pesquisa, docência e orientação estão exclusivamente relacionados com os temas das Relações Internacionais do Brasil Contemporâneo, seja na perspectiva histórica seja na politológica.