Carregando, aguarde...
Alcides Costa Vaz
Graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Atuou no Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil. Foi Secretário Executivo do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI) e Vice Presidente do Forum Universitário Mercosul (Fomerco).

Atualmente é professor adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Exerceu a função de Coordenador do Núcleo de Estudos de Mercosul e de Diretor do Instituto de Relações Internacionais e é atualmente Vice-Diretor do mesmo.

Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, integração regional, segurança internacional e regional, América Latina e estabilidade regional, política externa e política de defesa brasileira.

Participou em diversos projetos de pesquisa sobre temas de segurança regional. Possui cerca de duas dezenas de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, participação em 24 obras e é autor de quatro livros.

No momento, coordena Grupo de Trabalho sobre Cooperação em Segurança Regional, no âmbito de Projeto de mesmo nome patrocinado pela Friederich Ebert Stifung e integra o Comitê Acadêmico do Programa Prevenção de Conflitos Armados na América Latina e Caribe.