Carregando, aguarde...
Alberto Mendes Cardoso
O General-de-Exército (reserva) Alberto Mendes Cardoso foi Ministro de Estado da Segurança Institucional (1995-2002) no governo Fernando Henrique Cardoso. Nesse período, criou e implantou, com sua equipe, o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Brasileira de Inteligência, a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais, o Gabinete de Prevenção e Gerenciamento de Crises, o Programa de Integração e Acompanhamento de Políticas Sociais para Enfrentamento dos Indutores de Violência, a Secretaria Nacional Antidrogas, a Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo – a qual presidiu – e a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional. Fez parte do grupo de ministros que, por determinação do Presidente da República, planejou a criação do Ministério da Defesa. Também chefiou o sistema de ciência e tecnologia do Exército Brasileiro.

Dirige a Alberto Cardoso Consultoria Estratégica Ltda. com foco em estudos estratégicos, conferências e cursos. É conferencista da Escola Superior de Guerra sobre geopolítica, estratégia, defesa nacional e inteligência estratégica, bem como analista emérito da consultoria Themas. É professor de estratégia, liderança, inteligência, ética, estratégia e planejamento & gestão estratégica no curso de MBA sobre “Estratégia Militar para a Gestão de Negócios” da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.

É autor do livro "Os 13 momentos da arte da guerra - uma visão brasileira da obra de Sun Tzu", com adaptações dos ensinamentos de Sun Tzu a processos não bélicos, inclusive à gestão estratégica nas atividades empresariais.